Terapias Integrativas e Complementares

As Práticas Integrativas e Complementares em saúde (PICs) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais milenares, voltados para prevenir diversas doenças físicas e emocionais. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Segundo a OMS, evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.

A Abordagem Terapêutica Holística considera a relação entre os sintomas no organismo, o ambiente e os hábitos de vida, os aspectos físicos, energéticos e emocionais na busca do entendimento do ser em sua totalidade.

Será realizada uma breve anamnese antes da aplicação de qualquer técnica. A anamnese é uma coleta de informações pertinentes ao tratamento, como o motivo por ter procurado por determinada técnica, histórico de saúde e patológico, atividades diárias, entre outras.

Acesse este link para maiores informações e visualizar meu catálogo  WhatsApp Business:

https://wa.me/c/555193015651

flower-essences.jpg
Terapia Floral
 

 A Terapia Floral é um método de tratamento integrativo e complementar da área da saúde para equilíbrio energético, mental e emocional. No tratamento, além da entrevista e diagnóstico holístico, compostos energéticos chamados essências florais são sugeridas.
Cada essência é indicada para trabalhar emoções específicas ou conjuntos de emoções. raiva, medo, angústia, irritabilidade, falta de concentração, doenças psicossomáticas, são alguns exemplos do que pode ser trabalho com florais.

Os florais agem em bloqueios e traumas no nível inconsciente e em somatizações mentais, emocionais e físicas que podem levar a doenças.
A Terapia Floral tem o objetivo de auxiliar o indivíduo no seu autoconhecimento e a liberar-se de padrões de comportamento e reações repetitivas diante de circunstâncias e situações de vida.
É uma terapia para equilíbrio dos sentimentos, de desbloqueios relacionadas às emoções, desequilíbrios energéticos, e dos aspectos relacionados às “sombras” como os medos, as ansiedades, as angústias, as depressões, as tristezas, as mágoas, os apegos, as frustrações, as raivas, etc.
O objetivo da Terapia Floral é equilibrar as emoções, auxiliando-nos no nosso controle sobre elas.

 

Aromatherapy-Massage-Rose-Oil.jpg
Aromaterapia
 

A Aromaterapia terapêutica iniciou na década de 30 graças ao trabalho do químico francês René-Maurice Gattefossé, que fez os primeiros experimentos com óleos essenciais e identificou o grande potencial de cura dos mesmos. Na aromaterapia são utilizados óleos essenciais aromáticos com propriedades terapêuticas com o intuito de melhorar o bem estar físico, emocional e energético de uma pessoa, aliviar sintomas de doenças e fortalecer as defesas do corpo.

A Aromaterapia é considerada uma arte e uma ciência. Recentemente, a aromaterapia ganhou mais reconhecimento nos campos da ciência e da medicina.

Os óleos essenciais utilizados na aromaterapia são extraídos de várias partes das plantas como por exemplo flores, caules, resinas, sementes e raízes. Os óleos são altamente concentrados tanto em aromas quanto propriedades terapêuticas, quando administrados nas doses seguras podem ser inalados direta ou indiretamente, aplicados à pele e alguns óleos essenciais podem ser ingeridos.

O terapeuta pode utilizar diferentes formas dentro da aromaterapia para auxiliar seu assistido desde a utilização de borrifadores, óleos de massagem, sinergias vibracionais, e outras sugestões para cuidados em casa.

Cromoterapia
Cromoterapia


Prática terapêutica integrativa e complementar da saúde que utiliza as cores do espectro solar – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta – para restaurar o equilíbrio físico e energético do corpo. Na cromoterapia, as cores são classificadas em quentes (luminosas, com vibrações que causam sensações mais físicas e estimulantes – vermelho, laranja e amarelo) e frias (mais escuras, com vibrações mais sutis e calmantes – verde, azul, anil e violeta), cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica.

É uma ciência que utiliza as cores do espectro solar para alterar ou manter as vibrações do corpo naquela frequência que resulta em saúde.
 As técnicas para o trabalho com a cromoterapia incluem:
1. Cromoterapia Clássica que consiste na irradiação de uma cor específica por um determinado período de tempo na zona corporal onde se apresenta um distúrbio, ou em sua zona reflexa correspondente, com caneta cromoterápica ou lâmpada.
2. A cromopuntura ou colorpuntura, que consiste em concentrar a irradiação colorida sobre acupontos do corpo com caneta cromoterápica;
3. Banho de luz que consiste em irradiar, com lâmpada cromoterápica, uma cor específica por um determinado período de tempo sobre todo o corpo com a finalidade de determinar uma completa regeneração celular;
4. banho cromático de água irradiada com uma cor específica, carregada de uma energia específica por determinado período de tempo;
5. ingestão de água solarizada que consiste em água natural exposta a irradiação solar dentro de um recipiente colorido, ou sob uma luz colorida num recipiente transparente por um período determinado;
6. roupas e/ou alimentos expostos e energizados por uma cor determinada.

7. Meditação guiada com cores.

reiki lílian brusque.jpg
Reiki 
​​

Reiki é um método de cura natural. É uma terapia reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como técnica integrativa, complementar e holística.

O Reiki é aplicado pela imposição de mãos, segundo o Ministério da saúde "é uma prática terapêutica secular que implica um esforço meditativo para a transferência de energia vital (Qi, prana) por meio das mãos com intuito de restabelecer o equilíbrio do campo energético humano auxiliando no processo saúde-doença." 

A maioria das formas de cura pela imposição das mãos envolve o posicionamento das mãos sobre ou próximo ao corpo do(a) assistido(a) para transferência de energia do agente de cura para o paciente, seja ele ser humano ou animal. Essa prática fundamenta-se no princípio de que a energia do campo universal sustenta todos os tipos de organismos vivos e que este campo de energia universal tem a ordem e o equilíbrio como base. No estado de saúde, esta energia universal flui livremente dentro, através e fora do campo de energia humano promovendo equilíbrio. Na doença, o fluxo de energia pode estar obstruído, desorganizado ou em desequilíbrio.

Os conceitos da energia essencial da vida receberam vários nomes em diferentes partes do mundo e fazem parte de sistemas médicos milenares: na Índia, a palavra em sânscrito para energia vital é prana; na China, essa energia é descrita fluindo através de uma rede não física de meridianos, é chamada de qi ou ch'i; e no antigo Egito é denominado ká. Prática tradicional de saúde de uso integrativo e complementar a outras práticas e/ou terapias de saúde."

Reiki (霊気, Reiki /ˈreɪkiː/) é uma terapia de imposição de mãos, o nome Reiki significa Energia Vital (Ki), direcionada e mantida pela Sabedoria Universal (Rei), segundo STEIN (2008) a história do Reiki começa na metade do século XIX com Mikao Usui, que era diretor da universidade de Doshisha, em Kioto, Japão.

O paciente recebe o tratamento deitado em uma maca, vestido. 
 

geoterapia clay minerals.jpg
Geoterapia 
​​

A geoterapia é uma prática terapêutica natural que consiste na utilização de argilas , barro e lamas medicinais. A argila (cor selecionada de acordo com o objetivo de tratamento) é diluída em água e manipulada até formar um material homogêneo, de textura colóide para ser aplicada no corpo, em forma de cataplasmas ou diretamente à pele. Essa massa de argila é rica em elementos minerais e estruturas cristalográficas que permitem reações bioquímicas e vibracionais nos tratamentos de saúde. As reações bioquímicas são amplamente discutidas e fundamentadas pela presença de elementos minerais que cada tipo de argila compõe, água, chás ou tinturas vegetais utilizadas para diluição, tempo de contato com a pele, temperatura, etc. As reações vibracionais, são resultantes da carga elétrica gerada pelas estruturas cristalinas que formam a argila.

A geoterapia pode ser utilizada de modo associado a outras terapias como reflexoterapia, auriculoterapia, massoterapia, fitoterapia, florais, cromoterapia, entre outras, possibilitando ampla atuação nos processos terapêuticos, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde. 

Auriculoterapia.jpg
Auriculoterapia


A auriculoterapia é uma prática terapêutica pertencente à Medicina Tradicional Chinesa, oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. É um método de estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Podem ser utilizadas sementes, esferas de cristal e caneta cromoterápica.  

Na MTC o pavilhão auricular é considerado uma parte muito importante do corpo humano por constituir um microssistema (pontos reflexos para órgãos e sistemas do corpo), podendo refletir todas as mudanças fisiopatológicas dos órgãos e vísceras, dos membros, tronco, dos tecidos e dos órgãos dos sentidos.

Quando uma pessoa apresenta uma patologia em alguma parte do corpo, pontos do pavilhão auricular são estimulados, estes reflexos na orelha respondem com reações positivas de caráter e localidades diferentes, específicos a cada enfermidade. O intuito da auriculoterapia é reequilibrar o organismo.

A auriculoterapia serve para tratar diversos sintomas do corpo através dos acupontos, vasos e canais situados no pavilhão auricular, pode ser utilizada em conjunto com outras técnicas integrativas para alívio de dores e também para problemas e disfunções de caráter psicológicos.

 

Moxaterapia
​​

A Moxaterapia pode ser considerada uma técnica de “acupuntura térmica”, feita pela combustão da erva Artemisia sinensis. O bastão de Artemisa é aplicado direta ou indiretamente sobre a pele, com objetivo de aquecer pontos específicos. A aplicação segue preceitos da medicina Tradicional Chinesa em pontos de acupuntura.

Na medicina chinesa, entende-se que o calor aplicado, por meio desta técnica, pode liberar o fluxo de energia acumulado em alguns locais do corpo, conhecidos como meridianos.

A liberação desta energia pode ajudar no tratamento de algumas doenças físicas como dores nas costas, enxaqueca e artrite, além de auxiliar na recuperação do bem-estar mental.

.

Ventosaterapia cupping therapy.jpg
Ventosaterapia 
​​

Ventosaterapia é uma técnica integrativa e complementar em saúde originária da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) para remover a estagnação e estimular o fluxo de Qi (chi). O Qi é o fluxo livre de energia vital que circula pelo corpo.

Copos de acrílico são colocados na pele e uma bomba manual é usada para criar o vácuo dentro do copo. Essa ação faz com que o tecido subjacente seja sugado parcialmente para o copo; tornando-se muito eficaz no alongamento da fáscia e músculos tensos e como estimulo circulatório local.

Os copos podem ser deixados estacionários ou deslizados ao longo da pele pré-oleada.

A ventosaterapia é utilizada para regular a função nervosa quando aplicada ao longo dos meridianos; aumenta a resistência do corpo às doenças, desintoxica os tecidos, melhora a circulação e a saúde dos vasos sanguíneos e alivia dores.

A ventosaterapia é eficaz nos tratamentos de dores e disfunções musculoesqueléticas como lombalgias, cervicalgias, ombro congelado, e outras doenças como hipertensão, insônia, menstruação dolorosa, bronquite e asma, cefaleias e enxaqueca. 


 

Reflexologia podal Lílian Brusque
Reflexologia Podal
​​

A Reflexologia Podal é uma técnica milenar de massagem aplicada nos pés, permitindo a recuperação gradativa da saúde e bem-estar físico e emocional.

Segundo o Ministério da Saúde "é uma ciência que estuda a manipulação de áreas reflexas nos pés e nas mãos por meio de massagens. A pressão feita em determinados pontos é capaz de estimular diferentes partes do corpo, buscando harmonizar o que está em desequilíbrio. É um poderoso tratamento complementar, além de ajudar na promoção da saúde. Isso acontece porque os plexos nervosos são terminações interligadas em uma área específica. Quando estimulados corretamente, enviam e recebem informações dos órgãos a que estão conectados restabelecendo o funcionamento ideal e, por consequência, a saúde integral do organismo. O toque é uma forma de comunicação e proporciona mudanças fisiológicas no corpo, como na concentração de hormônios, alterações na atividade do sistema nervoso central e periférico e na regulação da homeostase do corpo."

 A Reflexologia Podal pode ser uma excelente prática integrativa e complementar em saúde  para combater o stress e promover o relaxamento.

É comum dormir profundamente durante uma sessão e constatar uma melhora no padrão de sono nos dias subsequentes ao atendimento.

A técnica é indicada nos casos de
dificuldades digestivas, distúrbios do ciclo menstrual, sinusite, sobrecarga linfática, dores de cabeça e de coluna, constipação, insônia, para desintoxicação do organismo, relaxamento, qualidade de vida do idoso, e claro saúde integral do ser humano.

© 2012 por Lilian Brusque. Todos os direitos humanos e animais preservados e reservados. Criado por Publicidade Popular