Terapias Integrativas e Complementares

A Abordagem Terapêutica Holística, observa não só uma enfermidade individualmente, mas também as respostas e envolvimento das pessoas a certas enfermidades sob os aspectos físicos, psicológicos e sociais, leva em consideração as necessidades particulares de cada indivíduo.
Todos os aspectos de desequilíbrios físicos, mentais, emocionais e energéticos são levados em conta, assim como a relação do assistido com o seu meio (relações pessoais, na família, no trabalho, etc).
A Abordagem Terapêutica Holística reforça as capacidades dos próprios assistidos de autoconhecimento e restabelecimento da saúde, utilizando recursos naturais e não-invasivos.
As Terapias Integrativa e Complementar são recursos terapêuticos que dialogam com as demais áreas da saúde para o bem comum dos assistidos. Sendo assim, não substituem tratamentos médicos e psicológicos, mas os complementam.

Será realizada uma breve anamnese antes da aplicação de qualquer técnica. A anamnese é uma coleta de informações pertinentes ao tratamento, como o motivo por ter procurado por Terapia Holística, histórico de saúde e patológico, atividades diárias, entre outras.

Acesse este link para maiores informações e visualizar meu catálogo  WhatsApp Business:

https://wa.me/c/555193015651

flower-essences.jpg
Terapia Floral
 

 A Terapia Floral é um método de tratamento integrativo e complementar da área da saúde para equilíbrio energético, mental e emocional. No tratamento, além da entrevista e diagnóstico holístico, compostos energéticos chamados essências florais são sugeridas.
Cada essência é indicada para trabalhar emoções específicas ou conjuntos de emoções. raiva, medo, angústia, irritabilidade, falta de concentração, doenças psicossomáticas, são alguns exemplos do que pode ser trabalho com florais.

Os florais agem em bloqueios e traumas no nível inconsciente e em somatizações mentais, emocionais e físicas que podem levar a doenças.
A Terapia Floral tem o objetivo de auxiliar o indivíduo no seu autoconhecimento e a liberar-se de padrões de comportamento e reações repetitivas diante de circunstâncias e situações de vida.
É uma terapia para equilíbrio dos sentimentos, de desbloqueios relacionadas às emoções, desequilíbrios energéticos, e dos aspectos relacionados às “sombras” como os medos, as ansiedades, as angústias, as depressões, as tristezas, as mágoas, os apegos, as frustrações, as raivas, etc.
O objetivo da Terapia Floral é equilibrar as emoções, auxiliando-nos no nosso controle sobre elas.

 

Aromatherapy-Massage-Rose-Oil.jpg
Aromaterapia
 

A Aromaterapia é uma técnica integrativa e complementar. São utilizados óleos essenciais aromáticos com propriedades terapêuticas com o intuito de melhorar o bem estar físico, emocional e energético de uma pessoa, aliviar sintomas de doenças e fortalecer as defesas do corpo.

A Aromaterapia é considerada uma arte e uma ciência. Recentemente, a aromaterapia ganhou mais reconhecimento nos campos da ciência e da medicina.

Os óleos essenciais utilizados na aromaterapia são extraídos de várias partes das plantas como por exemplo flores, caules, resinas, sementes e raízes. Os óleos são altamente concentrados tanto em aromas quanto propriedades terapêuticas, quando administrados nas doses seguras podem ser inalados direta ou indiretamente, aplicados à pele e alguns óleos essenciais podem ser ingeridos.

O terapeuta pode utilizar diferentes formas dentro da aromaterapia para auxiliar seu assistido desde a utilização de borrifadores, óleos de massagem, sinergias vibracionais, e outras sugestões para cuidados em casa.

Cromoterapia
Cromoterapia


Prática terapêutica integrativa e complementar da saúde que utiliza as cores do espectro solar – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta – para restaurar o equilíbrio físico e energético do corpo. Na cromoterapia, as cores são classificadas em quentes (luminosas, com vibrações que causam sensações mais físicas e estimulantes – vermelho, laranja e amarelo) e frias (mais escuras, com vibrações mais sutis e calmantes – verde, azul, anil e violeta), cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica.

É uma ciência que utiliza as cores do espectro solar para alterar ou manter as vibrações do corpo naquela frequência que resulta em saúde.
 As técnicas para o trabalho com a cromoterapia incluem:
1. Cromoterapia Clássica que consiste na irradiação de uma cor específica por um determinado período de tempo na zona corporal onde se apresenta um distúrbio, ou em sua zona reflexa correspondente, com caneta cromoterápica ou lâmpada.
2. A cromopuntura ou colorpuntura, que consiste em concentrar a irradiação colorida sobre acupontos do corpo com caneta cromoterápica;
3. Banho de luz que consiste em irradiar, com lâmpada cromoterápica, uma cor específica por um determinado período de tempo sobre todo o corpo com a finalidade de determinar uma completa regeneração celular;
4. banho cromático de água irradiada com uma cor específica, carregada de uma energia específica por determinado período de tempo;
5. ingestão de água solarizada que consiste em água natural exposta a irradiação solar dentro de um recipiente colorido, ou sob uma luz colorida num recipiente transparente por um período determinado;
6. roupas e/ou alimentos expostos e energizados por uma cor determinada.

7. Meditação guiada com cores.

reiki lílian brusque.jpg
Reiki 
​​

Reiki é um método de cura natural. É uma técnica de ativação, direcionamento e aplicação da Energia Vital Universal através da imposição de mãos posicionadas em direção ao corpo, que proporciona um equilíbrio energético completo. 
É uma terapia reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como técnica integrativa, complementar e holística.

O paciente recebe o tratamento deitado em uma maca, vestido. 
 

Auriculoterapia.jpg
Auriculoterapia


A auriculoterapia é uma prática terapêutica pertencente à Medicina Tradicional Chinesa, oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. É um método de estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Podem ser utilizadas sementes, esferas de cristal e caneta cromoterápica.  

Na MTC o pavilhão auricular é considerado uma parte muito importante do corpo humano por constituir um microssistema (pontos reflexos para órgãos e sistemas do corpo), podendo refletir todas as mudanças fisiopatológicas dos órgãos e vísceras, dos membros, tronco, dos tecidos e dos órgãos dos sentidos.

Quando uma pessoa apresenta uma patologia em alguma parte do corpo, pontos do pavilhão auricular são estimulados, estes reflexos na orelha respondem com reações positivas de caráter e localidades diferentes, específicos a cada enfermidade. O intuito da auriculoterapia é reequilibrar o organismo.

A auriculoterapia serve para tratar diversos sintomas do corpo através dos acupontos, vasos e canais situados no pavilhão auricular, pode ser utilizada em conjunto com outras técnicas integrativas para alívio de dores e também para problemas e disfunções de caráter psicológicos.

 

Moxaterapia
​​

A Moxaterapia pode ser considerada uma técnica de “acupuntura térmica”, feita pela combustão da erva Artemisia sinensis. O bastão de Artemisa é aplicado direta ou indiretamente sobre a pele, com objetivo de aquecer pontos específicos. A aplicação segue preceitos da medicina Tradicional Chinesa em pontos de acupuntura.

Na medicina chinesa, entende-se que o calor aplicado, por meio desta técnica, pode liberar o fluxo de energia acumulado em alguns locais do corpo, conhecidos como meridianos.

A liberação desta energia pode ajudar no tratamento de algumas doenças físicas como dores nas costas, enxaqueca e artrite, além de auxiliar na recuperação do bem-estar mental.

.

Radiestesia e Radiônica
Radiestesia Terapêutica
​​
A Radiestesia é um desdobramento da Medicina Vibracional, que leva em conta não apenas o corpo físico, mas também corpos energéticos sutis que estão associados a este corpo físico, entendendo que a alteração vibracional destes corpos energéticos sutis, resulta na cura do corpo físico.

As radiações energéticas nocivas ou benéficas influenciam em nossa energia e podem afetar-nos assim como as radiações do sol, da lua e da terra, por exemplo. Assim como energias de outras pessoas podem tornar-se influencias negativas em nossas vidas, pois pensamentos são formas de energia. Um ambiente carregado de baixas vibrações pode acabar esgotando as energias de qualquer pessoa, causando fadiga, dores de cabeça e dificuldades de convivência.

Na Radiestesia Terapêutica são utilizados pêndulos e gráficos como diagnóstico holístico para identificar o melhor tratamento natural para aplicação do corpo ou da mente, assim como na escolha de métodos de proteção e limpeza energética. É um método muito utilizado para limpeza e harmonização de chakras. 

A técnica também é utilizada para encontrar pontos de desequilíbrio energético em ambientes, imóvel muito antigo, móveis mal posicionados ou velhos, veios de água subterrânea que se cruzam no subsolo, possíveis depósitos orgânicos que possam ter sido enterrados no terreno há muitos anos, entre outros.

Todos estes pontos emanam energias nocivas por muitos anos, podendo causar desequilíbrios na saúde ou em outras áreas da vida das pessoas que convivem neste ambiente.

Detectadas essas energias elas podem ser corrigidas com o uso de placas radiônicas (objetos específicos para curas), mudança na decoração, uso de florais e, principalmente, mudanças nos padrões de pensamentos e posturas de personalidade do assistido.

Image by Ashley Batz
Coaching Integrativo Sistêmico


A EM BREVE.

 

FB_IMG_1540487315102.jpg
Massagem aromoterápica


A massagem aromaterápica é uma técnica holística de massagem restauradora com óleos essenciais de grau terapêutico. Cada óleo essencial é composto de uma combinação diferente de constituintes químicos naturais que determinam tanto seu aroma quanto sua sinergia de valor terapêutico.  

Os óleos essenciais podem ser benéficos para diferentes sistemas do corpo, como o sistema imunológico, sistema endócrino (hormonal), respiratório, digestivo, reprodutivo, tegumentar (cabelos / pele / unhas) e urinário. Eles chegam a esses sistemas corporais entrando na corrente sanguínea através da pele (massagem) e por inalação. 

Os óleos essenciais afetam diretamente o sistema límbico no cérebro através dos nervos olfativos e, portanto, influenciam nossa mente, humor, emoções e memória. As manobras de massagem, por estimularem a circulação, facilitam a absorção dos óleos essenciais pela pele.

A massagem aromoterápica, ao extrair seus poderes curativos do mundo vegetal, restabelece a harmonia e revitaliza corpo, mente e emoções. 

Os óleos essenciais são escolhidos com o objetivo de ajudar em um problema específico que o/a paciente tenha, como insônia, depressão, ansiedade, estresse, dor, dores de cabeça, problemas digestivos, dores musculares, fadiga, entre outros. Os óleos essenciais contêm diferentes constituintes químicos, atuando de diversas formas terapêuticas em nosso organismo.

 

© 2012 por Lilian Brusque. Todos os direitos humanos e animais preservados e reservados. Criado por Publicidade Popular