© 2012 por Lilian Brusque. Todos os direitos humanos e animais preservados e reservados. Criado por Publicidade Popular

Massoterapia, por que?

A massagem é um recurso terapêutico tanto para quem quer continuar a ter saúde e qualidade de vida, quanto como para quem procura por recursos naturais para tratamento de desconfortos, dores ou lesões musculoesqueléticas. É também uma terapia integrativa e complementar a outros tratamentos para saúde.

Como a massagem terapêutica pode ajudar em casos de depressão?


"Cientistas descobriram evidências de que a massagem terapêutica pode trazer benefícios para a saúde mental. De acordo com o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa, os ensaios clínicos sugerem que a massagem terapêutica pode ajudar a aliviar a depressão. Também pode ser um complemento útil ao seu plano de tratamento geral.
Quando seus músculos e tecidos conectivos se tornam rígidos, pode causar dor e limitar seus movimentos. Massagem terapêutica pode ajudar a aliviar essa tensão em seus músculos e tecidos conjuntivos. Também aumenta o fluxo sanguíneo e promove relaxamento.
Se você sofre de depressão, a massagem terapêutica provavelmente é um ótimo tratamento complementar e integrativo, auxiliando a aliviar os sintomas físicos associados ao que você vem vivendo emocionalmente. Por exemplo, a massagem pode ajudar a aliviar a lentidão, dores nas costas, dores nas articulações e dores musculares. Também pode ajudar a aliviar a fadiga e os problemas do sono.
O que envolve massagem terapêutica?

Uma boa escuta no momento da anamnese do paciente e acolhimento sobre a demanda que o mesmo traz faz parte da elaboração da sessão de massoterapia, e da elaboração das sessões seguintes
Durante a massagem, o terapeuta manipula, alonga e pressiona os músculos do corpo. Alguns estilos de massagem como o shiatsu, por exemplo, envolvem ser manipulado com roupas, você não precisa despir-se caso isso seja um problema para você. 

Na massagem com Pedras Quentes além do toque, o calor das pedras e o aroma de óleos essenciais são extremamente reconfortantes e terapêuticos, trazendo leveza ao corpo e a mente.
A massagem terapêutica geralmente é segura para a maioria das pessoas. Você descobrirá que isso proporciona gratificação imediata. Você pode se sentir relaxado e calmo a partir do momento em que sua massagem começar. 
Receber sessões de massoterapia pode ajudar a melhorar sua saúde geral e ajudá-lo a gerenciar seu estresse. Pode ajudar a relaxar o corpo, o que, por sua vez, também pode relaxar sua mente."

Lílian Brusque Terapias Integrativas
Rua dos Andradas, 943 sala 1303 Centro Porto Alegre RS
Agendamentos pelo Whatsapp: 51 993015651

Fontes para pesquisa: 

Werner, Ruth. Guia de Patologias para Massoterapeutas. Guanabara Koogan, 2005.
http://www.alexandreblouin.com/massage-depression/
https://www.cc-monflanquinois.fr/…/les-bienfaits-du-massag…/

 

Quais são os benefícios da massagem para quem está com ciatalgia (dor ciática)?

A massagem terapêutica é uma terapia complementar e integrativa eficiente para aliviar a dor. Um estudo científico publicado no The Scientific World Journal descobriu que a massagem pode ser tão eficaz quanto os anti-inflamatórios não esteroides para aliviar a dor lombar, que pode ser um sintoma da ciatalgia.
A ciatalgia ou dor ciática consiste em uma dor que irradia ao longo do trajeto do nervo ciático. Comumente resultante da compressão das raízes dos nervos na região lombar. O nervo ciático (isquiático) é responsável pela sensibilidade e controle de diversos músculos, ele parte da região lombar até às pernas e pés.
A massagem terapêutica pode ajudar a liberar fáscia e os músculos tensos das costas e das pernas, estimular a liberação de endorfinas que combatem a dor e agem como analgésicos naturais, melhorar a circulação sanguínea nas áreas inflamadas, dentre outros benefícios.
Simplificando, após o atendimento de massagem terapêutica para dor ciática o paciente sente seus movimentos mais livres, a amplitude aumenta, a dor diminui muito tanto local quando em regiões de dor irradiada. O número de sessões varia conforme o quadro de dor e comprometimento de grupos musculares de cada paciente.
No seu atendimento podem ser usadas diferentes técnicas terapêuticas como liberação miofascial, shiatsu, massagem clássica, por exemplo, para aliviar a tensão de seus músculos, fáscia e articulações.

Lílian Brusque Terapias Integrativas
Rua dos Andradas, 943 sala 1303 Centro Porto Alegre RS
Agendamentos pelo Whatsapp: 51 993015651
 

Fontes para pesquisa: 
https://www.hindawi.com/journals/tswj/2014/287597/
https://paindoctor.com/sciatica-massage/
https://www.amtamassage.org/searchresults.aspx…

 

Preparando-se para provas de corrida, trilhas ou maratona?


Se você deseja utilizar a Massagem para ajudá-lo a correr melhor, mais rápido ou alcançar maiores distancias com qualidade, o ideal é adicioná-la ao seu plano de treinamento ao invés de apenas fazer um atendimento quando sua musculatura já está muito estressada, ou antes de uma prova como a maratona, por exemplo.
As rotinas de treinamento e exercícios dos atletas são projetados para produzir adaptações musculares previsíveis relevantes para seus esportes. Contudo, no decorrer do treinamento, podem ocorrer algumas adaptações indesejáveis (ARCHER, 2008).
Quando você integra a massagem terapêutica e esportiva ao seu plano de treinos, seu corpo tem a oportunidade de recuperar-se melhor às adaptações da corrida e você terá menos probabilidade de ter efeitos desfavoráveis.
Embora os benefícios circulatórios da massagem sejam profundos, outros benefícios das sessões regulares incluem: redução da dor muscular existente, amplitude de movimento aprimorada, melhor recuperação do tecido cicatricial e menos adesões do tecido conjuntivo que podem restringir o movimento de seus músculos.
Ter atendimentos semanais pode ajudar a prevenir lesões, a massagem trata áreas tensionadas e intoxicadas antes de se tornarem problemáticas.
Escolha o seu dia de “descanso” para receber massagem profunda (liberação miofascial e neuromuscular), ou horas antes do seu treino, por exemplo: receba massagem até o final da manhã se seu treino for à noite.
Após o treino a massagem terapêutica não é tão profunda, alonga e desintoxica os grupos musculares, mas não é o momento de tratar aderências e contraturas. É o momento de te liberar das dores pós treino para um bom descanso e recuperação para a próxima corrida.
Beba muita água após o atendimento de Massagem para ajudar o organismo a liberar toxinas e resíduos metabólicos. Lembre-se que a Massagem influencia positivamente seu sistema circulatório para que o lixo saia o mais rápido possível do seu corpo.

Lílian Brusque Terapias Integrativas
Rua dos Andradas, 943 sala 1303 - Centro - Porto Alegre
Agendamentos: whatsapp: 51 993015651
www.lilianbrusque.com

Fontes para pesquisa:
ARCHER, Patricia A. Massagem Terapêutica Esportiva. Barueri, SP: Manole, 2008.
PUELO, Joe. Anatomia da corrida. 1ª Edição. Barueri, SP: Manole, 2011.
https://travelingtherapeuticmassage.com/running-massage-th…/
https://www.active.com/…/when-should-runners-get-a-deep-tis…
https://runnersconnect.net/coach-corner/massage-for-runners/

 

Quais benefícios a terceira idade pode obter com atendimentos de massagem?


A Massagem para a terceira idade, é cada vez mais popular junto com o aumento do número de pessoas idosas em todo o mundo. 
Este estilo de massagem serve como uma excelente alternativa para os idosos manterem qualidade de vida e bem estar.
As técnicas de massagem utilizadas com idosos não diferem muito da massagem tradicional, com a exceção de algumas considerações. As Massagens devem acomodar da maneira mais confortável o idoso respeitando suas limitações.
O massoterapeuta irá certificar-se quanto a necessidade e/ou desconfortos que trouxeram o idoso para massagem e aplicar a técnica mais adequada. Por exemplo, uma pessoa idosa pode ter dificuldade de andar e pode usar uma cadeira de rodas. O massoterapeuta experiente vai se adaptar as necessidades do idoso, administrando a massagem para o cliente na cadeira quando necessário.
Mãos e pés são muitas vezes um foco de massagem quando se trabalha em um paciente idoso. Massagem nos pés e nas mãos aumentam a circulação sanguínea, beneficiam o restante do organismo através de pontos reflexos e também aumenta a consciência corporal do idoso.
Os sintomas das seguintes condições (muitas vezes vividas pelos idosos) são aliviados com a massagem:
• Dores e desconfortos de origem articular
• Dores e desconfortos causados pela Artrite
• Condições dermatológicas, tais como descoloração da pele
• Apetite reduzido
• Má circulação sanguínea
• Distúrbios do sono
• Capacidade mental reduzida
• Tendinite
• Bursite
• Asma
• Enfisema
• Pressão alta
Há uma série de benefícios variados para idosos que recebem massagem.
Com a idade avançada vem a diminuição da mobilidade, e como resultado, muitos idosos sofrem os efeitos da artrite e dor nas articulações. Usando várias técnicas de massagem, o massoterapeuta pode estimular o fluxo sanguíneo para os músculos e alongar as fibras musculares, consequentemente, melhorar a mobilidade em geral. Centros nervosos específicos podem ser estimulados através de acupressão ou reflexologia em um atendimento de massagem.
Comumente muitos idosos acabam isolados, e, como resultado podem tornar-se solitário e deprimidos. Os benefícios do toque humano fornecidos pela massagem são de valor inestimável para alguns, e também fornece ao idoso contato com outras pessoas quando este vai até uma clínica, por exemplo, receber atendimento de massagem. Pesquisas científicas recentes mostraram que os idosos submetidos a massagem terapêutica regular apresentaram uma melhoria significativa em seu humor de forma geral e atitudes mais positivas em relação à vida. Outros benefícios registrados incluem ansiedade reduzida, melhor postura, e pele, olhar e tônus muscular mais saudáveis.
Por fim, a massagem para idades avançadas proporciona uma profunda sensação de bem-estar para o idoso, que por sua vez ajuda a manter ativo e motivado para cuidar de sua saúde.

Lílian Brusque Terapias Integrativas 
Rua dos Andradas, 943 sala 1303 Centro Histórico Porto Alegre 
Agendamentos pelo Whatsapp 51 993015651
www.lilianbrusque.com

Texto traduzido e adaptado de: naturaltherapypages

 

Drenagem linfática manual no tratamento de linfedema

Técnicas Drenagem Linfática Manual (pós operatório e/ou profilática) são utilizadas, com o objetivo de que o fluido linfático bloqueado seja transportado “seletivamente” – por novas vias fisiológicas. Dependendo da técnica, intensidade e objetivo do tratamento, a DLM obtêm ótimos resultados. A Drenagem Linfática Manual nestes casos atua descongestionando o fluido linfático acumulado; sustentando um aumento no volume de transporte no sistema linfático; ativando o uso de “desvios fisiológicos”; ativando a formação de novos vasos linfáticos; dissolvendo o endurecimento protéico já existente (fibrose).

A aplicação da drenagem linfática manual é realizada e indicada de acordo com a extensão e gravidade do edema, alternando as manobras e duração do tratamento (Herpertz, 2006).

Linfedema pós-operatório

Neste grupo, todo o linfedema está relacionado com danos nos vasos linfáticos e / ou linfonodos.
Estes incluem: 
Remoção de linfonodos (diagnósticos ou terapêuticos), geralmente no contexto do tratamento do câncer
Lesão na área de grandes feixes de vasos linfáticos, especialmente no interior da perna após:
• Amostragem venosa para cirurgia de revascularização miocárdica
• cirurgia de menisco
• reconstrução vascular
• Complicação após punção arterial na virilha
A relação temporal e a localização da intervenção cirúrgica permitem distinguir o linfedema secundário pós-operatório do linfedema primário.
O linfedema pode se desenvolver em pacientes com câncer quando os linfonodos são removidos, bloqueando assim a drenagem linfática do membro. O edema linfático do braço após cirurgia de câncer de mama devido a linfadenopatia axilar é o linfedema mais comum nesse grupo.

Câncer de testículo, melanomas e linfomas assim como lesão de coletores linfáticos na cirurgia de varizes com ou sem fleboextração podem levar ao aparecimento do linfedema (Elwing e Sanches, 2010).
O momento de formação do linfedema não é necessariamente logo após a cirurgia, pode também aparecer depois. Segundo Herpertz (2006, p. 74) isto é explicável pela retração da cicatriz cirúrgica e por irradiação adicionais e, principalmente, pelas cicatrizes da irradição.

Lílian Brusque Terapias Integrativas
Rua dos Andradas, 943 sala 1303 Centro Porto Alegre RS
Agendamentos pelo Whatsapp: 51 993015651

www.lilianbrusque.com

Fontes para pesquisa: 
Elwing, Ary. Drenagem linfática Manual – Teoria e Prática, 2010. Senac
Herpertz, Urich. Edema e Drenagem Linfática – Diagnóstico e Terapia do Edema, 2006. Roca
https://www.asdonk-online.de/…/therapie-von-lymphoedemen.ht…
https://www.physiomed-hannover.de/manuelle-lymphdrainage

 

Massagem pode combater dores lombares

Está sentindo alguma dor lombar? Uma boa dica pode ser ir para uma sessão de massagem terapêutica. É um ótimo recurso complementar para quem tem uma disfunção crônica como hérnia lombar, por exemplo. Com certeza a massagem terapêutica irá ajudar a amenizar o problema, manter você fora das crises e aliviar as dores por muitos dias.
A massagem terapêutica é recomendada com muita frequência por médicos como tratamento complementar e integrativo para a lombalgia (que é conhecida no popular como dor nas costas ou dor na região lombar) integrando outros tratamentos.
As dores lombares podem surgir por motivos diversos como mau jeito ao seu sentar, o sedentarismo, o excesso de peso do corporal, síndromes depressivas, traumas físicos na região, gestação, lesão por esforço repetitivo no trabalho, entre outros. 
 Foi publicado um estudo, no Annals of Internal Medicine, onde comparou a eficácia da massagem em relação ao tratamento usual. Estudos informam que a massagem lombar tem melhorado a função em pacientes com dor lombar crônica. Os resultados tem se mostrado satisfatórios em pacientes indo dos 20 aos 65 anos de idade com dores nas costas inespecíficas de baixa intensidade, e média. 
Participantes dos grupos de massagem tiveram uma massagem de uma hora uma vez por semana durante 10 semanas, enquanto os pacientes no grupo de cuidados habituais, receberam terapia, tais como analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, ou fisioterapia. Após 10 semanas, os pesquisadores re-mediram os sintomas dos participantes e a mobilidade, repetindo o processo de medição novamente depois de seis meses e um ano. Os pesquisadores descobriram que os pacientes em ambos os grupos de massagem se saiu muito melhor do que aqueles que receberam tratamento habitual.
O Dr. Daniel Cherkin, diretor do Group Health Research Institute de Seattle e principal autor do estudo, diz que os pacientes que receberam massagem apresentam duas vezes mais chances de relatar melhoras significativas em suas dores e na função, do aqueles que recebem os cuidados habituais. Após 10 semanas, cerca de dois terços dos que receberam massagem melhorou substancialmente, contra apenas cerca de um terço no grupo de tratamento usual. Além de melhorias na dor e mobilidade, os pacientes também relataram uma redução no uso de não-esteroides e anti-inflamatórios após a massagem.
Recomenda-se um tratamento constante para resolver ou amenizar dores crônicas na lombar com massagem de ao menos 10 semanas, enquanto se continua com os cuidados habituais como boa postura e medicamentos caso estes estejam prescritos por um médico. O medicamento indicado por um profissional de saúde jamais deve ser suspenso sem o consentimento do médico que indicou.
A massagem lombar será aplicada com pressão nos pontos específicos e também grupos musculares envolvidos na dor lombar.

Lílian Brusque Terapias Integrativas 
Rua dos Andradas, 943/1303 Centro Porto Alegre RS
Agendamentos pelo Whatsapp 51993015651

www.lilianbrusque.com

Fontes para pesquisa:

Werner, Ruth. Guia de Patologias para Massoterapeutas. Guanabara Koogan, 2005.

massagem1; procuramed